O livro tem várias versões e disposições. É considerado um dos mais antigos tratado militar da história mundial. São 13 ensinamentos desenvolvidos pelo general chinês Sun Tzu por volta de 500 a.C., em tempos de guerra, mas que pode ser aplicado a qualquer conflito.
Os 13 ensinamentos
I. Estabelecendo planos: A arte do conflito é governado por 5 fatores. O primeiro está relacionado ao acordo completo dos liderados para com seu líder. O segundo é as condições climáticas do local. O terceiro é as condições do local físico. O quarto é a capacidade de liderança do líder. O quinto é o método e disciplina empregado durante o conflito.
II. O combate: Faça com que seu grande objetivo seja somente a vitória e não longas discussões.
III. A estratégia: Se conhecer o inimigo e a si mesmo, não temerá a batalha. Se conhecer a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória irá sofrer também uma derrota. Se não conhecer a si mesmo e nem o inimigo, será derrotado em todas batalhas.
IV. Disposição tática: É necessário achar o equilíbrio entre ataque e defesa, pois, em excesso, o primeiro necessita muito esforço e o segundo falta de esforço.
V. Energia: É necessário controlar sua energia e manipular a energia do inimigo, para que ele esgote a dele antes da sua.
VI. Pontos fortes e fracos: Não dependa da repetição do seu método para vencer. Procure conhecer as circunstâncias do conflito antes do seu oponente para avaliar quais podem ser pontos que irão ser aproveitados e quais não.
VII. Movimentos: Não demonstre seus planos, execute de maneira rápida e eficaz.
VIII. Variações na táticas: Conheça os pontos que podem ser variados durante o conflito para manobrar recursos de acordo.
IX. Execução: Sempre faça previsões sobre o que o oponente está fazendo e não deixe que façam sobre você.
X. Terreno: Conheça muito bem onde está seu oponente, mas, não esqueça de avaliar onde você está.
XI. Situações: Durante um conflito, diversas situações irão aparecer. Rapidez é essencial neste ponto. Deve-se aproveitar ao máximo do despreparo do oponente.
XII. Ataque: A iniciativa durante um conflito é o que diferem os que lideram a batalha e os que serão derrotados.
Como pode ser visto, são diversos pontos que resumi. No livro, cada tópico é um capítulo com diversas pontuações e detalhes sobre os ensinamentos. Deixei o último de fora, pois se trata do uso de espiões, mas aplicado a batalha militar, não tanto a conflitos.