Alocado no setor de Engenharia de Desenvolvimento, a função exercida incluia atividades de gerenciamento, pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e homologação de fornecedores para melhoria de qualidade dos ativos, aumento da segurança operacional e redução de custos. Os projetos executados permitiram o gerenciamento de processos, visualização de dados e tomada de decisão baseado nas informações adquiridas em indicadores desenvolvidos. Para mais detalhes de um dos projetos sobre análise de dados de falhas, clique no link abaixo:
O valor em gerenciar a informação
Dado que a RUMO é uma empresa com quase 10.000 colaboradores, atua em diversos estados do Brasil e possui aproximadamente 15.000km de malha, a homologação de materiais e fornecedores novos é de extrema importância para manter a qualidade e eficiência operacional. Os processos de homologações tem duração média entre 6 meses e 1 ano, o que requer que sejam executadas muitas atividades. Para ter as informações consolidadas de forma padronizada e eficiente, desenvolvi um processo de gerenciamento de informação de forma automatizada. O processo é baseado na aquisição de dados através de um aplicativo desenvolvido no PowerApps, armazenamento das informações em um banco de dados (Sharepoint) e visualização destes dados através de um dashbord no PowerBI.
Em um outro processo, porém com o mesmo intuito de gerenciar a informação de forma clara e eficiente, desenvolvi um dashboard no PowerBI para consolidar as horas trabalhadas por colaborador, mostrando as alocações por projeto, por período e diversos outros filtros. Para ler mais sobre os dashboards desenvolvidos, clique no botão abaixo:
O sucesso do processo de gerenciamento das horas trabalhadas fez com que eu, juntamente com dois colegas, liderássemos a implementação do service desk da Engenharia de Desenvolvimento da RUMO. A projeto tinha como objetivo a automatização do processo de atendimento de demandas internas e estruturação de SLAs. Especificamente, desenvolvi o fluxo de trabalho e participei da implementação prática da plataforma, que foi desenvolvida através dos serviços da Atlassian (Jira Service Desk). Cada demanda que algum setor da RUMO precisasse que a Engenharia de Desenvolvimento executasse, uma pessoa deveria cadastrar as informações na plataforma e todo um processo de interação entre executante e cliente é iniciado. Para manter o processo, foi desenvolvido um KPI específico para medir a qualidade e eficiência dos atendimentos. Assim, o gerenciamento das demandas permitiram a visualização dos clientes internos, os recursos alocados nas atividades, os gargalos e evoluções necessárias no time.
Ainda no ramo de gerenciamento, outros dois processos faziam parte da minha rotina: consolidar as informações de progresso físico e financeiro dos projetos da área para reportar a diretoria e o controle do recebimentos dos ativos de material rodante (locomotivas e vagões). Em ambos os processos, atividades de gerenciamento de recursos, análise de dados, visualização das informações e interfaces com diversas outras áreas eram necessárias rotineiramente. As informações sobre o recebimento dos ativos era comumente requisitada por outros setores (jurídico, por exemplo) dado a importância dos valores para o balanço patrimonial da companhia.
Dentre outras atividades que fui responsável, estava o gerenciamento de documentos técnicos publicados, saneamento e cadastro de materiais no sistema SAP.