O corpo fala

O livro detalha como comportamentos físicos no ser humano mostram o que a mente está pensando, desde uma posição dos olhos até a posturas completa durante uma conversa.

Os 4 níveis

A ideia central do livro é que o ser humano possui 4 níveis que se conectam para expressar o que as palavras querem dizer, mas com o corpo. Eles são representados por animais e são o:

  • BOI
  • LEÃO
  • ÁGUIA
  • SERPENTE

Boi

Responsável pelos instintos, como respirar, comer, dormir. Tem a região predominante como o estômago. Alguns sinais são: barriga para frente, indicando que quer se alimentar ou um realce na cintura, indicando um desejo sexual.

Leão

Responsável pelos sentimentos, como demonstrar felicidade, tristeza, preocupação e a região predominante é o tórax. Sinais de movimentação do tórax, como aumento da respiração ou respiros ofegantes podem indicar ofegancia, emoção, ansiedade, angústia. A acentuação da parte do torax também pode indicar uma necessidade de imposição.

Águia

Responsável pelos pensamentos, como raciocínio. A região predominante é a cabeça. O movimento de cabeça para cima, ou erguida, indica um controle mental. Por sua vez, a cabeça para baixo indica que os instintos externos estão guiando o corpo.

Serpente

É responsável pela ligação entre as 3 regiões supracitadas. Relaciona-se com a energia que flui no corpo.

A avaliação

Por mais que o corpo fale por partes distintas, a mensagem que está passando sempre é um conjunto criado pela combinação de uma certa característica de cada nível. Por exemplo, um sorriso sozinho não diz muita coisa. No entanto a harmonia entre um sorriso aberto, sombrancelhas levantadas e respiração calma pode indicar confiança.

Harmonia é a palavra chave quando analisando sinais do corpo humano. Através do príncipio da informação e percepção, sabemos que as mensagens em uma conversa ou concordam entre si ou discordam entre si. Após a passagem da mensagem, o receptor irá reagir de maneira conciente e inconciente. Na percepção consciente, a harmonia dos sinais confirma a intenção passada na mensagem. No entanto, a desarmonia indica repressão da mensagem. Para isso, quando analisando as atitudes físicas de uma pessoa é importante ter em mente o princípio psicofisológico: uma modificação no estado fisiológico é acompanhada por uma mudança mental de mesma proporção e vice-versa.

Por fim, tem-se os estádios da evolução humana e a relação com os níveis abordados no livro:

  1. Satisfação dos instintos: Boi
  2. Satisfação emocional: Leão
  3. Satisfação racional: Águia
  4. Percepção de discordância entre as três partes
  5. A pessoa consegue harmonizar as três partes
  6. A energia fluí entre suas unidades e pode ser tratada quando necessário
  7. O ser humano controla todas as unidades e fluxo de energia entre elas, por exemplo: saber que está com fome, por isso está irritado e impondo uma crítica de maneira extrema.

A moral da história do livro é, entenda o que seu corpo (e suas unidades) estão falando para você e o que o corpo de outras pessoas estão dizendo durante uma conversa, assim poderá deixar muito mais claro suas intenções e se beneficiar durante conversas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *