O livro de George S. Clason pode ser considerado uma fábula com um tom de realidade. O livro é baseado nos tempo históricos, o qual Babilônia era a cidade mais próspera da civilização. De lá, o personagem principal da estória traz ensinamentos de educação financeira e para vida.
As dicas que Clason detalha são para que você consiga manter e crescer sua riqueza, seus conhecimentos e ter um futuro mais tranquilo. As lições são todas passadas baseado nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos. Porém, muitos dos ensinamentos ainda são altamente válidos atualmente, em minha opinião.
Os princípios básicos culturais dos babilônicos, segundo Clason, são:
- Desenvolver suas próprias habilidades para tornar-se, cada vez mais, competente e autoconsciente de seus méritos;
- Impedir a escassez de recursos financeiros;
- Ser pontual no pagamento de seus compromissos;
- Não desperdiçar dinheiro nos tempos de “vacas gordas”;
- Obter informações e novos conhecimentos em vez de apenas buscar somente o lucro;
- Garantir um excelente nível de renda para o seu futuro e o de sua família.
As regras do ouro
São cinco leis fundamentais extraídas, por Clason, dos antigos babilônios. As leis tratam como ouro, porém devemos entender como qualquer tipo de riqueza (valor):
- O ouro vem fácil e em quantidades maiores para quem economiza;
- O ouro trabalha com velocidade para quem encontra um uso produtivo para ele;
- O ouro se mantém sob a gestão de quem valoriza a opinião de sábios;
- O ouro foge de pessoas que investem sem preparação e em assuntos que não conhecem;
- O ouro foge de pessoas que forçam seu recursos para lucrar, baseado em conselhos de impostores.
Conclusão
O livro é sucinto e de fácil leitura, porém é altamente denso em conteúdo. Como conclusão, a mensagem que tirei do livro é: se torne uma pessoa que sabe aproveitar as oportunidades que o acaso traz na sua vida. Muitos chamam esse aparecimento de sorte, e, de alguma forma, é.
No entanto, para se ter sorte é necessário também dedicação e disciplina. O foco deve estar sempre em coisas que você controle e pensamento deve ser de longo prazo. O conhecimento deve ser algo a ser buscado incessantemente e com consistência. Dessa maneira, a sorte começará a aparecer e, aplicando os princípios dos homens mais ricos da babilônia, você também poderá se tornar um, em seu tempo.