Freakonomics

O livro do economista Steven Levitt, por mais que contenha um numero significativo de paginas, em sua essência é trazer a tona a verdade sobre como eventos são mostrados para a população convencional porém na realidade tem valores totalmente contrário.

Levitt basea seu livro puramente na estatística e análise de dados para demonstrar falácias comun entre a sociedade e também exemplificar itens que poucas pessoas tem a noção em ser verdadeiro. Há 6 capítulos grandes no livro e em cada um Levitt conta uma história interessante de como itens corriqueiros tem lados ocultos muito interessantes, através da estatística. 

Um dos capitulos explica por que os traficantes continuam morando com as mães. Levitt conta a história de um pesquisador que buscou entender o funcionamento de uma gangue de nova york que vendia drogas. O estudo mostra que a gangue funciona exatamente como uma empresa convencional, tem suas hierarquias, horários de trabalhos e riscos. No entanto, quando colocando na ponta do lapis, somente o alto escalação da chefia recebe uma quantia consideravel de dinheiro e mesmo assim correndo riscos enormes, de prisao e principalmente morte. Logo, o restante dos integrantes da gangue, por mais que demonstrem ostentação, não ganham tanto dinheiro a ponto de sair da casa do pais, o que para muita gente soa estranho. 

O livro de Levitt é uma boa leitura para quem deseja entender melhor como desvender numeros e estatísticas que a mídia convencional mostra, muitas vezes com o intuito de simplesmente ganhar visualização.