O Brasil nunca havia ganhado a medalha de ouro das olimpíada, na categoria de volei masculino. Bernardinho, que inclusive jogou pela seleção conta a história de como levou os jogadores ao feito histórico. O livro é uma aula de como dedição, treinamento e gestão de pessoas pode levar qualquer grupo a resultados incríveis, servindo inclusive como base de palestras para grandes empresas e negócios.
Nos primeiros capítulos do livro, Bernardinho conta sua história pessoal, principalmente de como conheceu o volei e como inicou seu trabalhos como treinador. Assim que assumiu a seleção feminina levou as meninas a medalha de prata, consolidando uma ótima geração e através desse aprendizado criou o que chamou de A Roda de Excelência.
A Roda de Excelência
A metodologia esboçada por Bernardinho faz idelogia à uma roda em uma estrada. O ponto final da estrada é a sua meta, a estrada especificamente é o planejamento que você deve fazer e a roda só irá girar se as virtudes que a compõe foram trabalhadas constantemente. As virtudes são as seguintes, resumidas com frases do próprio Bernardinho:
- Trabalho em equipe: “Não importa o tamanho de seu talento, se você é incapaz de fazer parte de um grupo, de uma comunidade, e se dá mais importância ao “eu” do que ao “nós”
- Liderança: “A missão do líder e a sua contribuição de buscar o máximo de cada um muitas vezes contrariam interesses, mas ele deve serguir suas convicções sem buscar popularidade, e sim o melhor para a equipe.”
- Motivação: “Trata-se da junção de necessidade e paixão”
- Perserverança: “Nunca deixar de tentar”
- Comprometimento: “Pressupõe divisão de responsabilidade. Cumplicidade é fruto de egose vaidades sob controle.”
- Disciplina e ética: “Disciplina não é somente impor e seguir regras rígidas. É sobretudo, obter o envolvimento de todos numa mesma dinâmica de trabalho”
Aplicando a roda de excelência com a seleção masculina de volei, Bernardinho conquistou a tão sonhada medalha de ouro. Porém, fazendo jus ao seu estilo de excelência, aprimorou sua metodologia e englobou a Escala de Valores.
A nova escala de valores
- Escolha de talentos: O líder precisa saber escolher sua equipe e ter em mento que nem sempre um bom talento ira resultar em um bom profissional.
- Espírito de equipe: O líder precisa deixar de lado todo tipo de vaidade para não desviar do caminho.
- Liderança: O líder deve ser um facilitador de bons desempenhos, mas não deve buscar a popularidade. Assim, o bom profissional é aquele que nunca acha que o que conquistou é o bastante, que sempre quer algo mais e que está disposto a sacrifícios individuais em nome de um objetivo coletivo. E o bom líder é aquele que consegue incutir esse questionamento em seus colaboradores.
- Preparação: Superação é ter a humildade de aprender com o passado, ser inconformado com o presente e desafiar o futuro. Logo, quando a preparação é intensa e sistemática, qualquer coisa diferente será apenas uma pequena variação daquilo para o que você se preparou.
- Ambiente externo: É necessario criar uma atmosfere equilibrada em sua equipe, em se tratando de familia e amigos.
- Disciplina e ética: “Disciplina não é somente impor e seguir regras rígidas. É sobretudo, obter o envolvimento de todos numa mesma dinâmica de trabalho”
Resumo
O livro de Bernardinho é excelente para quem esta buscando entender como equipes de alto nivel atingem conquistam importantes em sua carreira professional, listando os pontos importantes, as armadilhas que devem ser evitadas e como dedicação pode de fato transformar suor em ouro.
RUS, 26 de Junho de 2024.